Pular para o conteúdo principal

Psicóloga da Ascap retomará atendimentos via on-line

Brenda Fraz"Quando você interrompe bruscamente,
principalmente sem um preparo, corre-se o risco
de retrocesso nessa evolução que o pacientes teve.
Essa é uma das minhas maiores preocupações"
Brenda se diz preocupada com os danos emocionais que a crise provocada pelo coronavírus pode causar nos pacientes



Solidariedade é atitude. O lema da Ascap se materializa mais uma vez pela equipe da Psicologia Solidária, um grupo de profissionais voluntários que tem se dedicado a atender pessoas com os mais diferentes distúrbios e desconforto emocional.  Em tempo de profunda crise, causada pela pandemia do novo coronavírus, a equipe de profissionais busca o melhor ambiente on-line — WhatsApp (chamada telefônica ou chamada por vídeo), Skype ou só por telefone — para dar continuidade ao atendimento de seus pacientes.
Com quase 3 mil casos confirmados de Covid-19 (doença causada pelo vírus), confirmados e mais de 50 mortes, em todo o país. Em meio à crise, sentimentos e sensações de angústia, pânico, incerteza, solidão, ansiedade e outros se misturam. A maioria dos brasileiros, acostumada com uma vida agitada na luta diária pela sobrevivência, sente dificuldade de atender à recomendação das autoridades de saúde: ficar em casa (isolamento social) para não se expor ao contágio pelo novo vírus.
Para atenuar o impacto da pandemia e dar continuidade ao atendimento de pacientes da Psicologia Solidária, a psicóloga Brenda Praz, cursando especialização em terapia cognitivo comportamental e análise do comportamento aplicada (ABA), e voluntária da Ascap, se organiza para cuidar dos seus pacientes por meio virtual.
Segundo ela, a opção on-line de atendimento não é novidade. Há algum tempo, essa possibilidade é prevista pelo Conselho Federal de Psicologia. Embora o processo burocrático de autorização não seja rápido, o CFP, diante da calamidade mundial causada pelo coronavírus concede a licença de atendimento a todos que preenchem o formulário. A partir do cadastramento, o profissional está liberado para utilizar os meios on-line para retomar o tratamento dos seus pacientes.
Em breve entrevista a este blogue, Brenda explica a sua preocupação com os atendidos e os motivos que a levaram tomar a decisão de retomar o trabalho com os que buscaram a Psicologia Solidária da Ascap em busca da recuperação do bem-estar emocional.

Quais os prejuízos que uma parada brusca no tratamento pode causar ao atendido?
Brenda Fraz — A meu ver são muitos, porque a gente  trabalha numa linha de intervenção, por isso o atendimento tem de ser semanal, pois é uma evolução gradual no quadro do paciente. Quando você interrompe bruscamente, principalmente sem um preparo, corre-se o risco de retrocesso nessa evolução que o pacientes teve. Essa é um a das minhas maiores preocupações. Outra coisa que me fez pensar no atendimento on-line dos pacientes da Ascap é o fato de ser um momento de muita ansiedade para todo mundo. Pela minha experiência clínica, o que tenho observado em pacientes de outra instituição, onde trabalho, é que a crise tem despertado outros transtornos  ou intensificado os transtornos que o paciente apresentava. Há pacientes que têm sofrido crise de pânico, ansiedade devido à incerteza do momento atual. Acho que é muito importante que eles tenham suporte para trabalhar as demandas que surgem em razão da pandemia.

O fato de não haver contato direto com paciente, o uso de meio virtual implica alguma perda no tratamento?
BF — Sempre há. O ideal é atendimento presencial. Esse contato direto é rico e tem muitos benefícios. Mas acredito que  é um trabalho de redução de danos. Nesse momento, a meu ver, só temos duas possibilidades: ou você passa a não ter contato com o seu paciente, exceto intervenções pontuais, e aí ele fica desassistido, sozinho, lutando contra tudo isso que estamos vivendo; ou você adere ao atendimento on-line e mantém o vínculo com trabalho que vinha realizando presencialmente. Apesar dos prejuízos do atendimento on-line, ainda assim ele continua sendo eficaz. Melhor do que a suspensão do atendimento. O atendimento on-line é uma ferramenta que temos na psicologia, liberada pelo Conselho Federal de Psicologia, desde que você faça um cadastro no site dele.Tem toda um normativa de como pode ser utilizada para casos específicos, como os graves de depressão. Ela [a ferramenta] é mais utilizada para demandas pontuais. É muito indicada para casos de autoconhecimento e para pessoas que têm dificuldade de locomoção. Neste momento, o atendimento virtual é de grande valia, pois estamos vivendo com muitas restrições de locomoção e enfrentando um clima de muito alarde. É um instrumento já utilizado, que agora ganha mais força em função dessa demanda que estamos vivenciando.

Qual será o ambiente on-line que a senhora pretende usar para atender seus pacientes?
BF — Eu tenho usado ligação telefônica, WhatsApp — pode ser por chamada de voz ou de vídeo, o que ficar mais confortável para paciente —  e também o Skype. E, em todos os casos, sempre preservando o sigilo da relação entre profissional e paciente. A gente orienta que o paciente deve estar em um lugar silencioso, reservado, sem interferência de outras pessoas, de preferência usando fone de ouvido para preservar o sigilo. Tem pacientes que não têm esse ambiente, devido o número de pessoas que vivem na casa. Então, recomendamos que o paciente vá para o carro para preservar o sigilo. Tenho feito esses atendimentos no meu trabalho. Em relação aos pacientes da Ascap, ainda estou organizando como será o atendimento.

Para ouvir a íntegra da entrevista, clique no link abaixo
Entrevista de Brenda Fraz



Comentários

  1. Preciso muito de obter um atendimento,estou desolada s saber lidar com meu filho autista ,vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Costura avançada: Sábado de alegrias e boas novas

N a entrega de certificados aos participantes do Curso do projeto Costura Avançada, o deputado federal Reginaldo Veras anunciou que apresentou emenda ao Orçamento da União para garantir os recursos necessários à reforma da sede da AscapBsB.  Fotos: DJChokolaty Um sábado (26/10) de muita alegria e boas surpresas na AscapBsB, quando foram entregues certificados às participantes das três turmas do segundo curso Processos Criativos a 44 cursistas, entre elas um aluno, que aprenderam a combinar cores, a fim de harmonizar tecidos dos mais diverso tons. Foram 20 horas de intenso aprendizado, como previsto no projeto no Costura Avançada: alinhavando vidas para o protagonismo, financiado por meio de emenda parlamentar da senadora Leila Barros (DF) que, desde os primeiro curso do Costura Social (2022/2023), acredita na iniciativa da AscapBsB de formar mulheres no campo do vestuário, como meio de crescimento socioeconômico. Além da capacitação à inserção dos(as) participantes no mercado formal d

COSTURA AVANÇADA: Criatividade e mão na máquina

Primeiro dia de aula, turma matutina do Curso 3 do projeto Costura Avançada Nesta segunda-feira (18 de novembro) começou a terceira etapa do projeto Costura Avançada: alinhavando vidas para o protagonismo . O Curso 3,  será muito dinâmico, em que as participantes aprenderão técnicas avançadas de costura e acabamentos  e a  exercitar a criatividade. A nova etapa terá duração de 100 horas/aula, para as 30 alunas inscritas. Cada turma terá 15 alunas. As aulas ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois turnos — matutino e vespertino, sob a batuta da professora Suzete Cunha, a Suzy, como todos a chamam. Na programação, elas saberão como fazer reparos e consertos, produzir roupas de cama, cozinha, mesa e sala. Haverá produção de acessórios, como bolsas, sacolas e mochilas. O aprendizado não para aí.  As participantes terão exercícios integradores, que consistem em reaproveitar e modificar peças, transformando-as em aventais para eventos, entre outros produtos. Nesta mesma linha,

Outubro de alegrias e muita esperança

Outubro está se despedindo. Diferentemente de outros outubros passados, neste ano, ele deixa bons momentos, que revigoram nossas esperanças de realizar sonhos que, concretizados, permitirão fortalecer a Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua — a nossa AscapBsB —, empenhada em desenvolver atividades que resultem em promoção social e econômica aos que vivem nas periferias da capital da República e, nem sempre, alcançadas pelas políticas públicas. Assim, a Ascap propicia ao braço do poder público ganhar extensão e abraçar as comunidades com seus projetos e deveres de Estado de assegurar melhor qualidade de vida a todos e todas. Pela primeira vez, a AscapBsB teve um espaço importante para exibir uma pequena parte dos resultados do programa Costura Social, no encontro de grandes empresários no Brasil Export — Fórum Nacional de Logística, Infraestrutura e Transporte, realizado no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, de 8 a 10 deste mês, às margens do Lago Paranoá. O tema do encontro —su

Costura avançada: Aprendizado num jardim de novas amizades

O início do novo curso de costura reavivou a alegria na Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (AscapBsB). Desde 4 de setembro, o ambiente ficou florido, com a chegada das alunas, contempladas com o projeto Costura Avançada: Alinhavando vidas para o protagonismo. A proposta é fazer com que ex-alunas do primeiro curso para iniciantes e mulheres que sabem costurar possam se aprimorar no ramo de vestuário. Assim, elas poderão disputar uma vaga no mercado de trabalho formal ou seguir trabalhando em casa e conciliar o cuidado dos filhos e a atividade rentável; garantir o próprio sustento e colaborar com a renda familiar. O desenvolvimento do projeto é resultado da emenda parlamentar ao Orçamento da União, de autoria da senadora Leila Barros (DF), sensível à necessidade de garantir às mulheres da periferia meios para elevar a qualidade de vida. Esta foi a segunda vez que a senadora apoia uma iniciativa da AscapBsB, que executa o projeto sob gestão do Ministério das Mulheres. Segundo a p

COSTURA AVANÇADA: Alegria e emoções emolduram a entrega de certificados

Nem sempre as palavras conseguem traduzir nossas emoções, mas transmitem uma ideia que diferencia a forma de cada um de sentir alegria, contentamento, tristeza, amor, paixão, gratidão...   A manhã de sábado foi uma mistura de emoções que transformou o ambiente da Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (AscapBsB). O calor do dia ensolarado e seco foi superado pelo calor humano, pelo frescor da corrente de amizade e carinho e pela serenidade de perceber que a persistência, a vontade de ajudar e ser ajudado e de compartilhar saberes estão entre ações que dão sentido e valorizam a vida. Foi nesse dividir saberes que 40 pessoas inscritas no projeto Costura Avançada: Alinhavando vidas para o protagonismo , receberam o certificado de conclusão do Curso 1 — Corte em Tecidos. Nem todas estavam presentes, mas não foram esquecidas. A cerimônia foi muito simples, no pátio da Ascap, mas riquíssima de alegria, plena de bons sentimentos positivos, de carinho e afeto entre todos. Depoimentos emoc