Roda de conversa: equidade de gênero e machismo

No próximo dia 15, às 20h30, pela plataforma Zoom,  a Ascap promoverá roda de conversa para discutir o tema Equidade de Gênero e Machismo. O convidado para esse bate-papo é o psicólogo e mestre em saúde pública Rafael Gonçalves, membro da diretoria do Conselho Regional de Psicologia (CRP-DF). Ele integra a Comissão de Gênero, Feminicídio e Direitos Reprodutivos, trabalha na Assistência Social do Distrito Federal e compõe o Conselho Diretor da Rede Homens em Conexão, além de ser um cocriador do Masculinities — educação, comunicação e cuidado entre homens.

A roda de conversa é mais uma atividade do Projeto M+H (mulher mais homem): Jovens contra a violência, apoiado pelos institutos Caixa Seguradora e Promundo. A equidade de gênero não deve ser uma bandeira exclusiva do universo feminino. Mudar o comportamento agressivo, típico do machismo, impõe participação masculina. Convidar o psicólogo Rafael Gonçalves busca trazer para a equipe e para a sociedade entendimentos diversos sobre o enfrentamento do machismo, um dos gatilhos da violência doméstica e sexual, agressões que produzem dezenas de vítimas diariamente no Distrito Federal, no país e no mundo. Comportamentos incompatíveis com os valores civilizatórios do século 21.

Como bem disse o coordenador de Pesquisa, Avaliação e Ações com Empresas do Instituto Promundo, Rodrigo Laro, é preciso ressignificar as masculinidades e trazer os homens para a busca de soluções a fim de que haja menos machismo. Na opinião da gerente de Investimento Social Privado do Instituto Caixa Seguradora, Alice Scartezini, o diálogo com as pessoas é necessário para entender o papel da mulher e do homem na sociedade e, assim, reduzir as violências doméstica e sexuais (íntegra no vídeo)

Diante da pandemia do novo coronavírus, em respeito às orientações médicas e da ciência, o Plano de Ações da Ascap 2020 ficou comprometido. Para contornar a dificuldade, a Ascap apelou para os encontros virtuais e tem realizado lives pelo Instagram a fim de manter vivas as iniciativas previstas no projeto voltadas ao Equidade de Gênero.

Na terça-feira, 15 de setembro, a Roda de Conversa: Equidade de Gênero e Machismo contará ainda com a participação de Adilson Costa, psicólogo e consultor da Ascap; Helenice Bastos, terapeuta comunitária integrativa e consultora da Ascap;  Marcelo Fernandes, comunicólogo institucional; Vinicius Borba, jornalista e poeta; e Rosane Garcia, jornalista e secretária da Ascap. O debate será transmitido pela plataforma Zoom.

Roda de conversa – Equidade de Gênero e machismo
Data e horário: terça-feira, 15 de setembro, às 20h30
Entrar na reunião Zoom — LINK
ID da reunião: 811 2743 6820
Senha de acesso: ascap

Comentários

  1. Boa tarde, bênçãos e graças nessas intenções e propósitos.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, bênçãos e graças nessas intenções e propósitos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas