Pular para o conteúdo principal

Parceria entre Ascap e Ajuda Legal garante assistência jurídica gratuita

Mãos unidas pela construção do bem-comum: Ajuda Legal e Ascap

 “Sonho que se sonha só/ É só um sonho que se sonha só/ Mas sonho que se sonha junto é realidade”, escreveu e cantou o músico Raul Seixas. A Ascap sonhou junto e o que era só desejo virou realidade. Na sexta-feira (6/11), foi assinado o Termo de Parceria entre a Ascap e organização social sem fins lucrativos Ajuda Legal (www.ajudalegal.org), que permitirá oferecer atendimento jurídico gratuito às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, residentes em Ceilândia e Sol Nascente, renda familiar mensal de até R$ 2 mil e atendidas pela Ação Social.

O encontro das duas organizações o início dos entendimentos para a parceria ocorreu depois da entrevista com a advogada Iara Lobo, amiga de todas as horas da Ascap, levada ao ar no em 3 de outubro, pelo canal da Ascapbsb, no Youtube — atividade do Projeto M+H: Jovens contra a violência, apoiado pelos institutos Caixa Seguradora e Promundo. Um integrante da Ajuda Legal, após ver a entrevista, fez contato com o comunicólogo institucional Marcelo Fernandes, integrante da equipe do Projeto M+H. A partir daí, houve uma reunião virtual entre diretores da Ascap — a presidente, Salvelina Pereira, e a a secretária, Rosane Garcia, além do Marcelo — e o presidente da Ajuda Legal, Jean Raphael, e a vice-presidente, Isabela Maria, quando foram acertados os termos da parceria.

Voluntários

A Ajuda Legal, assim como a Ascap, conta com voluntários em diferentes áreas de atuação, além de advogados, para cumprir o objetivo comum de “proporcionar auxílio jurídico gratuito à população vulnerável do Distrito Federal, viabilizando o direito constitucional de acesso à justiça”. Hoje, por maior que seja o esforço do poder público, por meio das defensorias públicas, não é possível atender às demandas jurídicas da população. Grande parcela da sociedade, residente nas periferias, com baixa renda e pouca escolaridade, não consegue ter acesso ao seus direitos por falta de amparo jurídico.

A atual diretoria da Ascap, nos últimos três anos, constatou com frequência essa dificuldade, principalmente entre vítimas de violência doméstica, urbana, que enfrentam obstáculos para obtenção de benefícios previdenciários. Essa realidade ficou muito clara no levantamento sobre os motivos que levaram 72 pessoas, em 2019, a buscar ajuda do projeto Psicologia Solidária, visando à superação de traumas emocionais, decorrentes das mais diferentes expressões de violência.

Depoimento

"O Ajuda Legal fica imensamente grato pelo reconhecimento e pelo interesse da ASCAP em firmar uma parceria conosco. Nosso objetivo em comum fez com que nossas perspectivas fossem alinhadas e, assim, poderemos contribuir com o melhor do Ajuda Legal para a comunidade atendida pela ASCAP. O AL nasceu por uma vontade imensa de auxiliar aqueles que mais necessitam do suporte jurídico do Estado e não possuem. Acreditamos que a posição social, racial ou o gênero de uma pessoa não pode e nem deve limitá-la em seus direitos. A Constituição é para todos! Será uma honra atuar com essa Associação que faz um trabalho de doação e amor à comunidade de Ceilândia e Sol Nascente. Depois que os resultados do nosso trabalho chegam, enxergamos o quão reconfortante é saber que fazer o bem é o caminho certo. Todas as vozes precisam ser ouvidas e a parceria firmada ajudará nessa caminhada!". Foi assim que a vice-presidente do Ajuda Legal, Isabela Maria Costa Guedes, se expressou ante o fechamento da parceria com a Ascap.

Violência

Tanto em Ceilândia quanto no Setor Habitacional Sol Nascente, os números das infrações penais, segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, são bem altos. Apesar da pandemia do novo coronavírus, que impôs o isolamento social, os crimes contra a vida não deixaram de ocorrer. Em Ceilândia, de janeiro a outubro último, foram 41 homicídios e um latrocínio (roubo seguido de morte). Foram registrados 82 tentativas de homicídio; 22 de latrocínio; e 70 estupros. No mesmo período, o Setor Habitacional Sol Nascente registrou 14 homicídios e 23 tentativas, três latrocínios e quatro tentativas; e 18 estupros.  

Diante dessa realidade, a assistência jurídica não é necessária somente para as vítimas, mas também para os familiares, que sofrem com a perda de seus entes queridos. A maioria deles não vê uma punição justa para os criminosos e sofrem quando a impunidade prevalece — algo muito comum no país. Mas há casos também em que inocentes são injustamente punido. Provar a inocência não é nada fácil. Assim, o atendimento jurídico se faz mais do que necessário. Passa a ser imprescindível a fim de que a injustiça não prevaleça.

Mas não será somente nesses casos que a Ajuda Legal prestará assistência jurídica. A organização atua também em outros ramos, como direito da família, do trabalho, previdenciário, do consumidor, civil, penal e das minorias. O Núcleo de Minorias, tem como objetivo central contribuir para a restauração da dignidade da pessoa, seja ela LGBTI+, deficiente, negra, vítima de violência doméstica, moradora de rua, bem como quaisquer outros casos que se encaixam na condição de minorias.

Atendimento

Quem necessitar de assistência jurídica deverá se dirigir à Ascap, aos sábados, a partir das 10h, para preenchimento de formulário adequado, portando documentos pessoais (Carteira de Identidade e CPF), comprovante de renda, comprovante de endereço e, se for o caso, Boletim de Ocorrência.  Após o preenchimento do formulário, ele será enviado, por meio virtual, para a Ajuda Legal. 

Comentários

  1. Marcia Brandao Raposo08/11/2020, 11:17

    Ascap cada vez mais próxima dos excluidos. Parabêns por mais esta conquista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Costura avançada: Sábado de alegrias e boas novas

N a entrega de certificados aos participantes do Curso do projeto Costura Avançada, o deputado federal Reginaldo Veras anunciou que apresentou emenda ao Orçamento da União para garantir os recursos necessários à reforma da sede da AscapBsB.  Fotos: DJChokolaty Um sábado (26/10) de muita alegria e boas surpresas na AscapBsB, quando foram entregues certificados às participantes das três turmas do segundo curso Processos Criativos a 44 cursistas, entre elas um aluno, que aprenderam a combinar cores, a fim de harmonizar tecidos dos mais diverso tons. Foram 20 horas de intenso aprendizado, como previsto no projeto no Costura Avançada: alinhavando vidas para o protagonismo, financiado por meio de emenda parlamentar da senadora Leila Barros (DF) que, desde os primeiro curso do Costura Social (2022/2023), acredita na iniciativa da AscapBsB de formar mulheres no campo do vestuário, como meio de crescimento socioeconômico. Além da capacitação à inserção dos(as) participantes no mercado formal d

COSTURA AVANÇADA: Criatividade e mão na máquina

Primeiro dia de aula, turma matutina do Curso 3 do projeto Costura Avançada Nesta segunda-feira (18 de novembro) começou a terceira etapa do projeto Costura Avançada: alinhavando vidas para o protagonismo . O Curso 3,  será muito dinâmico, em que as participantes aprenderão técnicas avançadas de costura e acabamentos  e a  exercitar a criatividade. A nova etapa terá duração de 100 horas/aula, para as 30 alunas inscritas. Cada turma terá 15 alunas. As aulas ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois turnos — matutino e vespertino, sob a batuta da professora Suzete Cunha, a Suzy, como todos a chamam. Na programação, elas saberão como fazer reparos e consertos, produzir roupas de cama, cozinha, mesa e sala. Haverá produção de acessórios, como bolsas, sacolas e mochilas. O aprendizado não para aí.  As participantes terão exercícios integradores, que consistem em reaproveitar e modificar peças, transformando-as em aventais para eventos, entre outros produtos. Nesta mesma linha,

Outubro de alegrias e muita esperança

Outubro está se despedindo. Diferentemente de outros outubros passados, neste ano, ele deixa bons momentos, que revigoram nossas esperanças de realizar sonhos que, concretizados, permitirão fortalecer a Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua — a nossa AscapBsB —, empenhada em desenvolver atividades que resultem em promoção social e econômica aos que vivem nas periferias da capital da República e, nem sempre, alcançadas pelas políticas públicas. Assim, a Ascap propicia ao braço do poder público ganhar extensão e abraçar as comunidades com seus projetos e deveres de Estado de assegurar melhor qualidade de vida a todos e todas. Pela primeira vez, a AscapBsB teve um espaço importante para exibir uma pequena parte dos resultados do programa Costura Social, no encontro de grandes empresários no Brasil Export — Fórum Nacional de Logística, Infraestrutura e Transporte, realizado no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, de 8 a 10 deste mês, às margens do Lago Paranoá. O tema do encontro —su

Costura avançada: Aprendizado num jardim de novas amizades

O início do novo curso de costura reavivou a alegria na Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (AscapBsB). Desde 4 de setembro, o ambiente ficou florido, com a chegada das alunas, contempladas com o projeto Costura Avançada: Alinhavando vidas para o protagonismo. A proposta é fazer com que ex-alunas do primeiro curso para iniciantes e mulheres que sabem costurar possam se aprimorar no ramo de vestuário. Assim, elas poderão disputar uma vaga no mercado de trabalho formal ou seguir trabalhando em casa e conciliar o cuidado dos filhos e a atividade rentável; garantir o próprio sustento e colaborar com a renda familiar. O desenvolvimento do projeto é resultado da emenda parlamentar ao Orçamento da União, de autoria da senadora Leila Barros (DF), sensível à necessidade de garantir às mulheres da periferia meios para elevar a qualidade de vida. Esta foi a segunda vez que a senadora apoia uma iniciativa da AscapBsB, que executa o projeto sob gestão do Ministério das Mulheres. Segundo a p

COSTURA AVANÇADA: Alegria e emoções emolduram a entrega de certificados

Nem sempre as palavras conseguem traduzir nossas emoções, mas transmitem uma ideia que diferencia a forma de cada um de sentir alegria, contentamento, tristeza, amor, paixão, gratidão...   A manhã de sábado foi uma mistura de emoções que transformou o ambiente da Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (AscapBsB). O calor do dia ensolarado e seco foi superado pelo calor humano, pelo frescor da corrente de amizade e carinho e pela serenidade de perceber que a persistência, a vontade de ajudar e ser ajudado e de compartilhar saberes estão entre ações que dão sentido e valorizam a vida. Foi nesse dividir saberes que 40 pessoas inscritas no projeto Costura Avançada: Alinhavando vidas para o protagonismo , receberam o certificado de conclusão do Curso 1 — Corte em Tecidos. Nem todas estavam presentes, mas não foram esquecidas. A cerimônia foi muito simples, no pátio da Ascap, mas riquíssima de alegria, plena de bons sentimentos positivos, de carinho e afeto entre todos. Depoimentos emoc