Pular para o conteúdo principal

Costura social: Mulheres começam alinhavar seus sonhos



Na segunda aula, informaçõe sobre as máquinas de costura e como manuseá-las com segurança


Dias especiais têm sido vivenciados no curso de costura, promovido pela Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (AscapBsB), resultado do projeto Fortalecimento do protagonismo social, da saúde emocional e qualificação profissional em comunidades do DF, financiado por emenda parlamentar, sob a supervisão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A meta é formar até o início do próximo ano 150 costureiras, visando a inserção dos participantes no setor produtivo ou garantir a eles ter ou agregar renda ao orçamento familiar. O curso está sendo ministrado pela designer de moda Suzete Cunha, mais conhecida como Suzy.

No período de preparação do material necessário ao curso, as mulheres reuniram-se e revelaram seus talentos no campo da moda e vestuário. O desafio foi lançado por meio do grupo Costura Social, criado no WhatsApp. Sensacional! Não há outra palavra para qualificar as habilidades das mulheres nas artes do crochê, do bordado, do tricô, da pintura de tecidos. Trabalhos belíssimos. Diante da mostra, decidiu-se produzir bolsas, em algodão cru, panos de prato, caminhos de mesa entre outros peças, para que sejam comercializadas, por meio de uma lojinha no Instagram (https://www.instagram.com/costurasocial.ascapbsb/), ainda em construção. Tão logo, fique pronta a lojinha virtual, há o compromisso de todos os participantes ajudarem na divulgação.

Houve consenso entre todas que parte da arrecadação será destinada às alunas e o restante possibilitará a compra de insumos para que mais produtos sejam confeccionados. Assim, haverá a oportunidade de criamos um sistema em que as(os) participantes comecem a ter um dinheirinho na carteira. Além disso, todos os participantes terão noções de empreendedorismo e, dessa forma, poderão comercializar seus produtos em grupo ou individualmente.

Na segunda-feira (11/4), de fato, começaram as aulas, quando as alunas aprenderam detalhes sobre o funcionamento das máquinas. Mas não só isso. Todas puderam dar breves depoimentos sobre sua história de vida e revelar o que desejam com o aprendizado da costura. Várias tiveram experiência com a costura, mas, agora, querem se aperfeiçoar e aumentar a renda financeira. Outras estão descontentes com as atividades que realizam e querem seguir outro caminho. Algumas sonham, por meio da costura, conquistar sua emancipação financeira e orgulhar os filhos e a família. Há ainda as que querem continuar sendo útil a outras pessoas e também aos seus familiares. Elas veem na costura um meio de expressar solidariedade aos que necessitam de ajuda.

Todas as conversas e trocas de ideias se dão num ambiente pleno de alegria, descontraído, onde sonhos e desejos mexem com o imaginário das participantes. Uma clima de amizade e de muita atenção às orientações e ensinamento da professora Suzy, que abraçou a ideia de transformar sonhos em realidade.
Clique nos links para ver o segundo dia de aula e as criações das alunas: Aula 2 - Costura Social | Criações da Costura Social

GRATIDÃO

Pensar o modelo, reunir linhas, agulhas e retalhos para costurar novas realidades seria algo inalcançável sem amigos e amigas solidários, que há tempos compreenderam que a grande ambição da AscapBsB é se tornar um instrumento para ajudar na construção do bem-estar das pessoas, a maioria delas residentes na periferia e, praticamente, invisíveis às politicas públicas elaboradas em gabinetes e distantes do cotidiano delas.

Assim, é preciso expressar gratidão à Silvana, do armarinho Mundo dos Aviamentos (510 Sul), que não pensou duas vezes em atender ao apelo de Patrícia Foguinho, diretora do Movimento Maria Cláudia Pela Paz (MMCPP), que interveio em favor da Ascap. Silvana doou tecidos, aviamentos, o que permitirá a realização de muitos trabalhos durante o curso de costura, atendendo a necessidade de várias turmas.
 
Ressalte-se que a presidente do Movimento Maria Cláudia, Cristina Del'Isola, desde 2017, tem acolhido, com muita generosidade, os apelos da organização. É a mão amiga nas horas difíceis, como pretende ser a Ascap àqueles que vivem na periferia.

Expressamos também gratidão ao jornalista José Carlos, editor dos cadernos de Cultura e de Cidades, do Correio Braziliense, que dou mais de 30 metros de tecidos (jeans e brim) para os futuros costureiros tenham insumos para as primeiras peças de roupa.

A todos que têm colaborado, sem nada exigirem em troca, a gratidão eterna da AscapBsB.

Comentários

  1. Muito me emociona ver este projeto já sendo executado, pois sei o quanto ele representa para a Ascap e minha amiga Rosane. Parabéns a todas as pessoas envolvidas e sucesso para essas mulheres que vão à luta!

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse projeto. Isso muda vidas!... Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra Ascapp e p/todos os colaboradores Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ascap, parabéns Rosane!! A luta é grande, mas com gente assim fica mais suave! Sucesso e contem comigo

    ResponderExcluir
  5. Que orgulho poder acompanhar ainda que de longe esse louvável trabalho pela comunidade. Parabéns a todos os envolvidos nessa bonita missão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Costura avançada: Sábado de alegrias e boas novas

N a entrega de certificados aos participantes do Curso do projeto Costura Avançada, o deputado federal Reginaldo Veras anunciou que apresentou emenda ao Orçamento da União para garantir os recursos necessários à reforma da sede da AscapBsB.  Fotos: DJChokolaty Um sábado (26/10) de muita alegria e boas surpresas na AscapBsB, quando foram entregues certificados às participantes das três turmas do segundo curso Processos Criativos a 44 cursistas, entre elas um aluno, que aprenderam a combinar cores, a fim de harmonizar tecidos dos mais diverso tons. Foram 20 horas de intenso aprendizado, como previsto no projeto no Costura Avançada: alinhavando vidas para o protagonismo, financiado por meio de emenda parlamentar da senadora Leila Barros (DF) que, desde os primeiro curso do Costura Social (2022/2023), acredita na iniciativa da AscapBsB de formar mulheres no campo do vestuário, como meio de crescimento socioeconômico. Além da capacitação à inserção dos(as) participantes no mercado formal d

COSTURA AVANÇADA: Criatividade e mão na máquina

Primeiro dia de aula, turma matutina do Curso 3 do projeto Costura Avançada Nesta segunda-feira (18 de novembro) começou a terceira etapa do projeto Costura Avançada: alinhavando vidas para o protagonismo . O Curso 3,  será muito dinâmico, em que as participantes aprenderão técnicas avançadas de costura e acabamentos  e a  exercitar a criatividade. A nova etapa terá duração de 100 horas/aula, para as 30 alunas inscritas. Cada turma terá 15 alunas. As aulas ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois turnos — matutino e vespertino, sob a batuta da professora Suzete Cunha, a Suzy, como todos a chamam. Na programação, elas saberão como fazer reparos e consertos, produzir roupas de cama, cozinha, mesa e sala. Haverá produção de acessórios, como bolsas, sacolas e mochilas. O aprendizado não para aí.  As participantes terão exercícios integradores, que consistem em reaproveitar e modificar peças, transformando-as em aventais para eventos, entre outros produtos. Nesta mesma linha,

Outubro de alegrias e muita esperança

Outubro está se despedindo. Diferentemente de outros outubros passados, neste ano, ele deixa bons momentos, que revigoram nossas esperanças de realizar sonhos que, concretizados, permitirão fortalecer a Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua — a nossa AscapBsB —, empenhada em desenvolver atividades que resultem em promoção social e econômica aos que vivem nas periferias da capital da República e, nem sempre, alcançadas pelas políticas públicas. Assim, a Ascap propicia ao braço do poder público ganhar extensão e abraçar as comunidades com seus projetos e deveres de Estado de assegurar melhor qualidade de vida a todos e todas. Pela primeira vez, a AscapBsB teve um espaço importante para exibir uma pequena parte dos resultados do programa Costura Social, no encontro de grandes empresários no Brasil Export — Fórum Nacional de Logística, Infraestrutura e Transporte, realizado no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, de 8 a 10 deste mês, às margens do Lago Paranoá. O tema do encontro —su

Costura avançada: Aprendizado num jardim de novas amizades

O início do novo curso de costura reavivou a alegria na Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (AscapBsB). Desde 4 de setembro, o ambiente ficou florido, com a chegada das alunas, contempladas com o projeto Costura Avançada: Alinhavando vidas para o protagonismo. A proposta é fazer com que ex-alunas do primeiro curso para iniciantes e mulheres que sabem costurar possam se aprimorar no ramo de vestuário. Assim, elas poderão disputar uma vaga no mercado de trabalho formal ou seguir trabalhando em casa e conciliar o cuidado dos filhos e a atividade rentável; garantir o próprio sustento e colaborar com a renda familiar. O desenvolvimento do projeto é resultado da emenda parlamentar ao Orçamento da União, de autoria da senadora Leila Barros (DF), sensível à necessidade de garantir às mulheres da periferia meios para elevar a qualidade de vida. Esta foi a segunda vez que a senadora apoia uma iniciativa da AscapBsB, que executa o projeto sob gestão do Ministério das Mulheres. Segundo a p

COSTURA AVANÇADA: Alegria e emoções emolduram a entrega de certificados

Nem sempre as palavras conseguem traduzir nossas emoções, mas transmitem uma ideia que diferencia a forma de cada um de sentir alegria, contentamento, tristeza, amor, paixão, gratidão...   A manhã de sábado foi uma mistura de emoções que transformou o ambiente da Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (AscapBsB). O calor do dia ensolarado e seco foi superado pelo calor humano, pelo frescor da corrente de amizade e carinho e pela serenidade de perceber que a persistência, a vontade de ajudar e ser ajudado e de compartilhar saberes estão entre ações que dão sentido e valorizam a vida. Foi nesse dividir saberes que 40 pessoas inscritas no projeto Costura Avançada: Alinhavando vidas para o protagonismo , receberam o certificado de conclusão do Curso 1 — Corte em Tecidos. Nem todas estavam presentes, mas não foram esquecidas. A cerimônia foi muito simples, no pátio da Ascap, mas riquíssima de alegria, plena de bons sentimentos positivos, de carinho e afeto entre todos. Depoimentos emoc