Pular para o conteúdo principal

COSTURA AVANÇADA: Alegria e emoções emolduram a entrega de certificados

Nem sempre as palavras conseguem traduzir nossas emoções, mas transmitem uma ideia que diferencia a forma de cada um de sentir alegria, contentamento, tristeza, amor, paixão, gratidão...  A manhã de sábado foi uma mistura de emoções que transformou o ambiente da Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (AscapBsB). O calor do dia ensolarado e seco foi superado pelo calor humano, pelo frescor da corrente de amizade e carinho e pela serenidade de perceber que a persistência, a vontade de ajudar e ser ajudado e de compartilhar saberes estão entre ações que dão sentido e valorizam a vida.

Foi nesse dividir saberes que 40 pessoas inscritas no projeto Costura Avançada: Alinhavando vidas para o protagonismo, receberam o certificado de conclusão do Curso 1 — Corte em Tecidos. Nem todas estavam presentes, mas não foram esquecidas.

A cerimônia foi muito simples, no pátio da Ascap, mas riquíssima de alegria, plena de bons sentimentos positivos, de carinho e afeto entre todos. Depoimentos emocionantes decoraram o espaço ao ar livre. Mulheres que superaram suas dificuldades, a tristeza diária, as dores da alma, por meio do aprendizado, iniciado em 2022, com o primeiro curso de costura para iniciantes e seguem, agora, no processo de aprimoramento dessa atividade, que lhes garante renda e propicia dar passos largos para alcançar melhor condições de vida.

Todas, sem exceção, dividiram belas energias presentes nas três primeiras turmas do projeto deste ano, que objetiva tornar as participantes profissionais na arte da costura. 

Impossível não expressar gratidão à senadora Leila Barros (DF), que sensível ao pedido da AscapBsB, apresentou emenda ao Orçamento da União, o que garantiu os recursos necessários ao desenvolvimento do atual projeto, dividido em quatro etapas de aprendizado. Além de proporcionar às mulheres novos saberes e desenvolvimento do seu talento, a parlamentar permitiu a vivência de momentos inesquecíveis para todas e todos,o que fortalece um dos maiores objetivos da AscapBsB: a promoção socioeconômica dos que vivem na borda da capital federal. O compromisso da senadora com as mulheres foi reafirmado pela sua assessora Maria de Fátima, que a representou na cerimônia deste sábado e testemunhou a seriedade e o compromisso da Ascap com a comunidade da periferia, no desenvolvimento do projeto.

Impossível também não agradecer o empenho da professora Suzete Pereira Cunha — a querida Suzy —, que vem se entregando integralmente para dividir seus saberes e dar sabor doce às aulas. Não à toa, é elogiada por todas as participantes do curso. Catarina Lino, aluna no primeiro projeto, hoje é auxiliar da professora. Seu jeito alegre e solidário faz toda a diferença no ambiente de alegria. À Neuza Zimmerman, a gratidão eterna da Ascap, pelo seu apoio e despreendimento ao colaborar com a construção dos projetos da instituição.

CRIATIVIDADE

No próximo 7 de outubro, começará o segundo curso da Costura Avançada — Processos Criativos, com duração de 20 horas/aulas. Virão aí mais emoções, alegrias e saberes na AscapBsB.

Comentários

  1. Parabéns à todos os envolvidos!! Projeto bom, projeto de verdade, que acredita e faz acontecer! Parabéns 🌹 🌹 🌹

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Costura avançada: Sábado de alegrias e boas novas

N a entrega de certificados aos participantes do Curso do projeto Costura Avançada, o deputado federal Reginaldo Veras anunciou que apresentou emenda ao Orçamento da União para garantir os recursos necessários à reforma da sede da AscapBsB.  Fotos: DJChokolaty Um sábado (26/10) de muita alegria e boas surpresas na AscapBsB, quando foram entregues certificados às participantes das três turmas do segundo curso Processos Criativos a 44 cursistas, entre elas um aluno, que aprenderam a combinar cores, a fim de harmonizar tecidos dos mais diverso tons. Foram 20 horas de intenso aprendizado, como previsto no projeto no Costura Avançada: alinhavando vidas para o protagonismo, financiado por meio de emenda parlamentar da senadora Leila Barros (DF) que, desde os primeiro curso do Costura Social (2022/2023), acredita na iniciativa da AscapBsB de formar mulheres no campo do vestuário, como meio de crescimento socioeconômico. Além da capacitação à inserção dos(as) participantes no mercado formal d

Outubro de alegrias e muita esperança

Outubro está se despedindo. Diferentemente de outros outubros passados, neste ano, ele deixa bons momentos, que revigoram nossas esperanças de realizar sonhos que, concretizados, permitirão fortalecer a Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua — a nossa AscapBsB —, empenhada em desenvolver atividades que resultem em promoção social e econômica aos que vivem nas periferias da capital da República e, nem sempre, alcançadas pelas políticas públicas. Assim, a Ascap propicia ao braço do poder público ganhar extensão e abraçar as comunidades com seus projetos e deveres de Estado de assegurar melhor qualidade de vida a todos e todas. Pela primeira vez, a AscapBsB teve um espaço importante para exibir uma pequena parte dos resultados do programa Costura Social, no encontro de grandes empresários no Brasil Export — Fórum Nacional de Logística, Infraestrutura e Transporte, realizado no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, de 8 a 10 deste mês, às margens do Lago Paranoá. O tema do encontro —su

Costura avançada: Aprendizado num jardim de novas amizades

O início do novo curso de costura reavivou a alegria na Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (AscapBsB). Desde 4 de setembro, o ambiente ficou florido, com a chegada das alunas, contempladas com o projeto Costura Avançada: Alinhavando vidas para o protagonismo. A proposta é fazer com que ex-alunas do primeiro curso para iniciantes e mulheres que sabem costurar possam se aprimorar no ramo de vestuário. Assim, elas poderão disputar uma vaga no mercado de trabalho formal ou seguir trabalhando em casa e conciliar o cuidado dos filhos e a atividade rentável; garantir o próprio sustento e colaborar com a renda familiar. O desenvolvimento do projeto é resultado da emenda parlamentar ao Orçamento da União, de autoria da senadora Leila Barros (DF), sensível à necessidade de garantir às mulheres da periferia meios para elevar a qualidade de vida. Esta foi a segunda vez que a senadora apoia uma iniciativa da AscapBsB, que executa o projeto sob gestão do Ministério das Mulheres. Segundo a p

AscapBsB participará da Expo Brasil Export 2024

A Ação Social Caminheiros de Antônio Pádua (AscapBsB) foi convidada a participar da Expo Brasil Export 2024, que ocorrerá no Royal Tulip Brasília Alvorada — Brasília, de 8 a 10 de outubro, mostrando seus produtos — bolsas confeccionadas com o reaproveitamento de banners e retalhos, uma contribuição da organização por um mundo sustentável.  O que seria lixo se torna insumo do projeto Costura Social. Desde 2022, a instituição vem reutilizando resíduos têxteis nos cursos de costura para mulheres da periferia de Ceilândia, Sol Nascente e adjacências. O objetivo é capacitar as participantes para inserção no setor produtivo, a fim de que tenham renda e conquistem melhores condições de vida.  Participar deste encontro de grandes empresas brasileiras e empenhadas na defesa do patrimônio natural muito orgulha a AscapBsB. A direção da AscapBsB agradece a empresa  Terracota Cenografia , por ter indicado a organização aos promotores do evento. Como reconhecimento do seu esforço, ao fim do encontro