COSTURA AVANÇADA: Criatividade e mão na máquina

Primeiro dia de aula, turma matutina do Curso 3 do projeto Costura Avançada

Nesta segunda-feira (18 de novembro) começou a terceira etapa do projeto Costura Avançada: alinhavando vidas para o protagonismo. O Curso 3,  será muito dinâmico, em que as participantes aprenderão técnicas avançadas de costura e acabamentos  e a  exercitar a criatividade. A nova etapa terá duração de 100 horas/aula, para as 30 alunas inscritas. Cada turma terá 15 alunas. As aulas ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois turnos — matutino e vespertino, sob a batuta da professora Suzete Cunha, a Suzy, como todos a chamam.

Na programação, elas saberão como fazer reparos e consertos, produzir roupas de cama, cozinha, mesa e sala. Haverá produção de acessórios, como bolsas, sacolas e mochilas. O aprendizado não para aí.  As participantes terão exercícios integradores, que consistem em reaproveitar e modificar peças, transformando-as em aventais para eventos, entre outros produtos. Nesta mesma linha, haverá ainda produção de malha infantil.

Em 21 de dezembro, será realizada a terceira edição da Feira Criativa, uma mostra dos produtos idealizados e produzidos pelas participantes do projeto. Trata-se de um ensaio de empreendedorismo social.  “Todas as etapas que envolvem o corte, serão feitas pelas próprias alunas, para continuidade das práticas do Curso 1”, explica a professora Suzy.

Em data ainda a ser definida, as participantes do curso farão visitas técnicas a fornecedores. A primeira visita a Goiânia  ocorreu no início de novembro, quando 14 participantes do curso 1 e 2 conheceram a variedade de tecidos  e a possibilidade de produtos que proporcionam. A viagem à capital de Goiás acontece a cada curso desde o primeiro projeto, desenvolvido em 2022 e encerrado em 2023.

Viagem técnica a Goiânia, após o Curso 2
Dessa vez,  as alunas visitaram lojas atacadistas e varejistas da Avenida 44, oterceiro maior polo de confeccionistas do Brasil, que cria milhares de postos de trabalho. Hoje, o ramo de confecções é o segundo maior da atividade econômica do Brasil. Segundo a professora Suzete, após o almoço, o grupo de alunas foi para o  Bairro Campinas, onde conheceu lojistas de tecidos e aviamentos, com uma enorme variedade de tecidos e todo tipo de aviamentos com peças muito atrativas. “Todas retornaram para casa com muita vontade de aprofundar ainda mais os conhecimentos como profissionais da área do vestuário”, acrescenta Suzy,  empolgada com as ações desenvolvidas até agora e com a alegria das alunas a cada etapa.

O desenvolvimento do projeto deve-se à sensibilidade da senadora Leila Barros (DF), a Leila do Vôlei, que, mais uma vez, contemplou a AscapBsB com uma emenda ao Orçamento da União, que financia esta atividade da Ascap — um gesto revelador do seu compromisso com as mulheres que residem na periferia da capital federal.



Atualização: 12h55


Comentários

  1. O curso de costura da ASCAP é inspirador. Tentarei passar no dia 21 de dezembro, quando será realizada a terceira edição da Feira Criativa! Desde já desejo sucesso a todos!! Felicidades!!

    ResponderExcluir
  2. Projeto que tem tudo pra ser um sucesso, aliás, já é. Mulheres ganhando autonomia, exatamente disso que precisamos! Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas