Costura Avançada chega à reta final

 
O projeto Costura Avançada: alinhavando vidas para o protagonismo, aprovado no ano passado (12 de julho), chega à reta final. A partir do próximo dia 24, terá início o curso 4, sobre Técnicas de Upcycling — Moda transformadora, com duração de 60 horas. As alunas vão transformar peças de jeans usados em produtos  utilitários e de moda.  As aulas começaram em 4 de setembro de 2024, com o projeto, financiado por meio de emenda ao Orçamento da União, de autoria da senadora Leila Barros, a Leila do Vôlei, e foi destinado às mulheres e aos homens que tinham formação básica de costura.

Esta úlitma etapa do Costura Avançada está voltada à promoção do protagonismo, ao desenvolvimento emocional e de competências das particiantes, em grande parte pessoas de comunidades vulneráveis do Distrito Federal, para que estejam capacitadas à inserção em atividades econômicas, ou possam trabalhar em casa, conciliando trabalho e tarefas domésticas. A maioria dos alunos mora em Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga e no município de Águas Lindas de Goiás, cidade vizinha da capital da República. 

No total, serão 130 formações em quatro cursos, considerando que algumas alunas participaram das quatro etapas da capacitação. Outras fizeram somente as etapas que tinham interesse. A professora e designer de moda, Suzete Cunha, prevê que, diferentemente do primeiro curso  — costura básica —, dessa vez, a meta será superada em 35%. O interesse das mulheres pelo aprimoramento é muito grande. 

As alunas do curso anterior, hoje, têm, na costura, uma fonte de renda, que supre as suas necessidades básicas e colabora para o orçamento doméstico. A maioria delas participou do primeiro projeto, o que as habilitou ao projeto Costura Avançada. Importante lembrar que o primeiro projeto também foi financiado por meio de emenda da senadora Leila Barros.

Comentários

  1. Só de pensar que o curso está na reta final fico triste pois me ajuda muito no meu dia a dia tenho problemas psicológico pra eu e uma grande ajuda em ter algo tão gratificante queria muito que continuassem com o projeto temos uma pessoa muito importe que nos incentiva muito nossa querida professora Suzi muito atencioso paciente nos ensina com muito amor e carinho tenho gratidão por por nos ajudar pesso que não deixe acabar nosso sonho de nos capacitar pro melhor . Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Uma instituição séria e comprometida com o outro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas