Costura avançada chega ao fim superando a meta em 46%

 


No sábado passado — 7 de junho — foi mais uma manhã de festa, alegrias e congraçamento na modesta sede da Ascap, durante a cerimônia de entrega dos certificados às participantes do curso Costura Avançada, iniciado no segundo semestre de 2024. Mulheres de Ceilândia, Sol Nascente e das áreas adjacentes deram um verdadeiro show de aprendizado e criatividade, durante os  quatro módulos do projeto.

Foi um ano de intenso trabalho e muitos desafios a vencer. Mas chegamos ao fim do projeto Costura Avançada: alinhavando vidas para o protagonismo, com um excelente resultado. A dedicação da professora Suzete Cunha, a Suzy, como é chamada, e a determinação das “meninas”, mulheres que vivem em Ceilândia e Sol Nascente, resultaram em 141 formações  —  46% acima da meta de 96 formações. 

O projeto garantiu às mulheres darem mais um passo importante rumo à autonomia financeira, por meio da costura. Hoje, elas estão aptas a fazer o que quiserem com tecidos, linhas, agulhas e máquinas de costura. Criatividade, bom gosto e capricho com cada peça não faltam a todas elas. Algumas alunas se descobriram no nicho de bolsas confeccionadas com a técnica de upcycling com jeans usados e já estão com seus produtos sendo comercializados e muito entusiasmadas com os primeiros resultados das vendas. Uma outra conseguiu uma colocação como auxiliar de costura em um pequeno atelier na região da Ascap.

Tanto as alunas, quanto a direção da AscapBsB  devem essa vitória à senadora Leila Barros, a Leila do Vôlei, como é mais conhecida. Sensível e comprometida com uma sociedade mais justa e respeitosa com as mulheres, a senadora apresentou emenda ao Orçamento da União, o que garantiu os recursos financeiros necessários ao desenvolvimento do segundo projeto na AscapBsB, sob gestão do Ministério das Mulheres. 

A cerimônia foi prestigiada com a presença do deputado federal Reginaldo Veras, que muito tem contribuído com a Ascap e suas atividades, e das suas assessoras Miriam e Ivanete, conhecida como Tia Bita, que à frenta da Casa da Natureza, é uma defensora ferrenha do meio ambiente, com foco na defesa do Cerrado. A deputada distrital Paula Belmonte foi representada pelo seu assessor Alexandre. Impossibilitado de comparecer, o deputado distrital Chico Vigilante foi representado pelo seu assessor professor Nelson, e por igual motivo, a assessora parlamentar, Ivone, representou o distrital Ricardo Vale.

A mestre em projetos, Neusa Zimermann, pela primeira vez participou co evento. Ela tem sido uma parceira incrível da AscapBsB para a construção de boas propostas. O evento contou ainda  com a presença da dirigente espiritual, Creusa Lins, e da presidente, Francinete,  e do tesoureiro, Matheus, do Centro Espírita Caminheiros de Santo Antônio de Pádua, do qual a Ascap é braço social. A ex-presidente da Ascap, Salvelina,  cujo mandato foi  marcado pelo primeiro projeto de costura básica, financiado com recursos públicos,  segue apoiando as atividades da instituição.

Desde o primeiro curso (2022-2023),  voltado à formação de mulheres no ramo da costura, a AscapBsB tem uma preocupação ambiental. Assim, os cursos são realizados com resíduos têxteis — tecidos e banners —, uma maneira de a instituição contribuir para a sustentabilidade ambiental, evitando mais lixos no meio ambiente. Dessa forma, o projeto passa uma mensagem aos participantes para que tenham também uma preocupação com o planeta.

Aguardem! Mais belos projetos estão sendo trabalhados. Estamos na luta para transformar mais vidas, uma vez que solidariedade não é só sentimento, mas, sim, atitude.


Poema lido pela professora Suzy, emocionada na entrega dos certificados

Comentários

  1. Parabéns às pessoas que a frente da ASCAP, especialmente à Presidente da ASCAP, Rosane Garcia, contribuem para a realização dos sonhos daquelas que buscam novos caminhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bommm. Parabéns. Ação Comunitária e coletiva o retorno positivo é de imensa satisfação. Valeu amiga Rosane. Mulher negra de Raça. Jacira Silva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas